A Polícia Civil formada pelas equipes de investigação da 1º Delegacia Regional, Policiais Civis de Cocal e Buriti dos Lopes desarticulou na ultima terça-feira (08/04), uma quadrilha de estelionatários formada por pessoas de Cocal, Cocal dos Alves e Viçosa do Ceará com atuação interestadual no Piaui, Ceará e Brasilia.


A Operação "Outra Face" prendeu três dos quatro acusados em Cocal dos Alves em flagrante delito, após sacarem o valor de quase R$ 15 mil reais em uma agencia do Bradesco. Os envolvidos trata-se de Antonio Vieira de Oliveira, conhecido como Catonho, natural de Cocal dos Alves; Francisco das Chagas Ramos, conhecido como Chico da Gonçala, natural de Cocal e Aldair José de Castro Lima, conhecido como Zé Buraco. O quarto acusado foi preso em um hotel de Cocal e foi identificado como Eudes Humberto Maia dos Santos, natural de Viçosa do Ceará.


Segundo as investigações da Policia, o bando é acusado de crimes como estelionato, falsificação de documento, falsidade ideológica, receptação e associação criminosa (formação de quadrilha). Os acusados confeccionavam documentos falsos (RG, CPF e contas da Eletrobras) em nome de aposentados. Com base nestes documentos falsos, era realizado empréstimos em financeiras e abertura de contas em instituições financeiras, para obter o crédito dos valores dos empréstimos fraudulentos.


Durante as buscas, foram apreendidos cartões e documentos falsificados, além de um veículo modelo Cross Fox, cor branca, de placas OKZ-6981 Barra do Choca-BA, que depois de investigado, descobriu-se ser fruto de roubo realizado há um mês em Brasília (DF), mas que circulava livremente pelas ruas de Cocal com placas falsas.


A Polícia apura a participação de representantes das agencias bancarias, que facilitaria a liberação de créditos e informações, mediante o pagamento de propina. Os presos encontram-se recolhidos na Central de Flagrantes em Parnaíba e posteriormente serão encaminhados para um presidio onde ficarão à disposição da justiça.

Antonio Vieira de Oliveira, conhecido como Catonho, natural de Cocal dos Alves
Francisco das Chagas Ramos, conhecido como Chico da Gonçala, natural de Cocal
Aldair José de Castro Lima, conhecido como Zé Buraco
Eudes Humberto Maia dos Santos, natural de Viçosa do Ceará. Ao fundo o carro que havia sido roubado em Brasília-DF