Nesta quarta-feira (13), o seminário "Ser Adolescente" reuniu cerca de 190 pessoas no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Cocal. O evento, realizado pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Cocal (NUCA), buscou abordar temas relacionados à adolescência.


Dos presentes, 173 eram adolescentes. No começo, eles receberam uma demonstração básica de defesa pessoal, palestra sobre segurança e violência na internet, ministradas pelo policial civil Walter Borges.


Uma dinâmica indagou os presentes sobre a percepção da adolescência enquanto moradores do semiárido, onde eles puderam se expressar sobre as oportunidades e dificuldades próprias da vida no sertão. Os jovens também participaram de uma gincana e dinâmicas de grupo.


"Os adolescentes puderam se expressar. Todos eles também saíram do seminário mais cientes das suas próprias responsabilidades enquanto agentes de mudanças sociais dentro do município", declara João Paulo, um dos articuladores do NUCA.


A atividade ocorreu como o ponto alto do trabalho realizado pelo NUCA ao longo do ano. Deuzenir Portela, secretária municipal de Assistência Social, destacou as oportunidades oferecidas pela Secretaria, como os cursos voltados para a arte.


Raimunda Albuquerque, articuladora do Selo UNICEF e secretária municipal de Educação, destaca a importância do evento: "Os jovens do município precisam desse suporte do poder público, por meio de atividades que promovam a cidadania e a busca de autonomia. Queremos que mais jovens participem!", declara.

Fonte: Ascom | PMC