Com 1364 votos de maioria sobre o segundo colocado, Nonatinho Birindibinha foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cocal. Nonatinho conquistou 2.071 votos, Zé Tijoba teve 707. Foram 54 votos Nulos e 39 Brancos.

Nonatinho, que até então era secretário de Política Agrícola do STTR, havia denunciado um esquema criminoso que estaria vitimando trabalhadores apropriando-se de recursos de benefícios federais como aposentadorias e salários maternidade por meio de empréstimos consignados fraudulentos viabilizados por determinado correspondente bancário e supervisionado pelo então presidente do STTR. As denúncias foram oficializadas junto à Ouvidoria Agrária, sediada no INCRA, e à Secretaria Estadual de Segurança Pública. No dia 24 de janeiro deste ano, Nonatinho sofreu um atentado à bala.

“Essa é uma vitória do trabalho e do compromisso com os trabalhadores. Nonatinho é corajoso e comprometido com sua categoria. Mesmo ameaçado, não desistiu da luta”, comentou o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), que denunciou na Câmara, ao Ministério da Justiça e à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República a violência sofrida pelo sindicalista.

Fonte: Ascom