A Casa Grande é um imóvel situado na localidade Sítio Frecheiras, atual município de Cocal. Trata- se de uma casa colonial construída por escravos negros na época do período imperial em que o Brasil era colônia de Portugal.Não se tem uma datação exata de sua construção, mas estima-se que tenha mais de quatrocentos anos. O local já esteve sob domínio maranhense no período das Capitanias Hereditárias. 

A mesma é construída toda em pedra desde seu alicerce até as paredes de cerca de 3 metros de altura, na parte interna. Seu piso em sua maioria é lajota de 20x20 cm no mesmo material das telhas. O telhado é formado por caibros de carnaúba,telhas caipiras ripas e linhas de cedro.  A cumeeira é sustentada sobre três colunas de 1 metro de largura por 2,5 metros de altura. Seus cômodos atualmente são divididos em sete quartos, dois banheiros sociais, um salão e cozinha. 

O local é rico em Histórias que devem ser pesquisadas a exemplo de um trabalho arqueológico que é feito minuciosamente.Foi residência de alguns Coronéis da época colonial que foram passando por herança ao longo das gerações procurando manter sua preservação até os dias atuais.A mesma ainda não encontra- se catalogada junto ao IPHAN, mas futuramente sendo uma tendência natural os proprietários irão realizá-lo

Foto e Redação: Fredd Almeida
Edição: Blog do Coveiro