34 médicos estrangeiros estão no Piauí para atuar no quarto ciclo do programa Mais Médicos. Essa etapa contempla mais 25 municípios, Cocal é um dos contemplados. 


Nos próximos dias, os médicos participam de oficinas para apresentação da estrutura do Estado e como está organizada a assistência da saúde. As oficinas acontecem pela manhã, no hotel em que os médicos estão hospedados, localizado na Zona Leste da capital.

Na manhã desta terça-feira (11) foi apresentada a atuação das redes de atendimento. Entre elas, a Rede de Atenção Psicossocial, que conta com algumas restrições em relação ao atendimento, como a internação compulsória. “Temos também as comunidades terapêuticas e as casas de acolhimento psicossocial. Essa divisão faz parte da reforma de assistência à saúde mental que só existe no Brasil  e obedece às leis brasileiras”, explica a gerente estadual de Atenção à Saúde Mental, Leda Trindade.

Além dela, foram apresentadas a Rede de Urgência e Emergência, a Rede Cegonha e a Rede de Atenção Básica, em que os médicos estrangeiros vão atuar diretamente. A apresentação foi feita pela superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé. O evento também contou com a participação do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e da Universidade Federal do Piauí.

No total, já são 135 profissionais estrangeiros atuando no Estado através do programa do Ministério da Saúde que se propõe a atender as necessidades da atenção básica em saúde.


Fonte: ASCOM
Via: GP1