As fraudes na solicitação de empréstimos consignados continuam trazendo ´dor de cabeça´ à Polícia e fazendo cada vez mais vítimas entre os aposentados e pensionistas.


O Delegado adjunto da Policia Civil- Dr. Marcelo Sousa, aconselha os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Cocal e Cocal dos Alves, que foram lesados com o golpe do empréstimo consignado a comparecem à Delegacia de Policia Civil de Cocal às segundas, quartas e sextas-feiras para formalizarem uma queixa. 

O Delegado informa que as vitimas só detectam a fraude no momento do saque do benefício quando constatam um desconto em suas contas. Ao procurar o INSS descobrem que haviam sido realizados empréstimos em seus nomes. Ainda de acordo com Dr. Marcelo, é importante que as pessoas procurem a Polícia ao assim que perceberem que foram vítimas do golpe. "Desta forma, reunimos um número maior de casos e temos como realizar uma investigação mais rica em informações e chegar a identificação de pessoas envolvidas no crime, pois é um golpe antigo, cheio de variações, que faz mais vítimas a cada dia".

O Piauí ocupa primeiro lugar no Brasil em fraudes nos contratos de empréstimos consignados entre corretoras, bancos, financeiras e aposentados. A lei permite ao próprio aposentado, ao perceber que foi vítima de fraude, solicitar o cancelamento do empréstimo. Para isso, basta que registre a queixa em um B.O. (Boletim de Ocorrência) na delegacia de sua cidade e apresente no INSS.

No inicio deste mês (abril), a Polícia Civil deflagrou a operação 'Outra Face' (clique aqui e reveja) que culminou na prisão de quatro pessoas em flagrante delito, indiciou varias outras e descobriu que a quadrilha tinha atuação interestadual no Piaui, Ceará e Brasilia. O golpe continua atingindo muita gente no Interior. Quando isso ocorre, as vítimas tem dificuldades em entender o que está acontecendo e demoram a procurar a Polícia.