O avião bimotor Rockwell Twin Commander 500-S, prefixo PT-DRO, que caiu na pista de pouso do município de Piracuruca, na última terça-feira (02/09), colidiu em um poste de energia elétrica na BR 343, trecho urbano do Buriti dos Lopes, na tarde desta sexta-feira (05/09) por volta das 15h. A aeronave estava sendo transportada do local da queda, para o Aeroporto Internacional de Parnaíba, em comboio formado pelas Polícias Federal e Rodoviária Federal.

Entenda o caso

Equipes da Polícia Federal e da Força Aérea Brasileira estiveram no local no dia da queda do avião. O bimotor decolou por volta das 16h de terça-feira (02), apresentou problema e desgovernado bateu em uma árvore, caindo em seguida na pista de pouso que fica cerca de 3km do Centro de Piracuruca. Três pessoas estavam no avião – o piloto e dois tripulantes. Eles desapareceram do local após o acidente. O caso foi encaminhado para a Delegacia da PF de Parnaíba.


Segundo informações, o Seripa (Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) enviou peritos para Piracuruca, vindos de Recife (PE), que constataram que o avião é clonado e foi importado clandestinamente sem registro e autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Após todo o trabalho de investigação e levantamento de informações, os Policiais Federais organizaram um comboio para transportar a aeronave para Parnaíba.


No entanto, quando as equipes da Polícia Federal já estavam na cidade de Buriti dos Lopes seguindo pela BR 343 com destino a Parnaíba, uma das asas do avião colidiu levemente em um poste de energia, o que impossibilitou que o comboio continuasse. Uma manobra teve que ser realizada e árvores tiveram que ser cortadas para que o caminhão munck pudesse buscar outra via de acesso.

Após o acidente

Testemunhas do acidente informaram à polícia que os ocupantes retiraram diversas malas de dentro da aeronave, ocupando toda a carroceria de uma caminhonete, e saíram rapidamente do local, abandonando o avião. Até agora ninguém foi localizado. Segundo o delegado de Piracuruca, Ricardo Oliveira, os bancos foram retirados do avião, “possivelmente já na estratégia de transportar muita mercadoria”. “Quando a polícia chegou, não havia nenhum ocupante e o avião estava abandonado. Não há marcas de sangue dentro, nem na lataria da aeronave. O trem de pouso e uma das asas foram danificados e vários pedaços do bimotor se espalharam na pista”, disse o delegado.


Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), não há como saber a rota que o avião fazia. Até o término desta matéria, ainda não se tinha a informação da chegada do bimotor na cidade de Parnaíba.


Fonte: Portal Costa Norte | Por Kairo Amaral (Direto do Local)