A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, e o sarampo começa neste sábado (08/11).

Em Cocal, a Campanha foi adiada e terá inicio a partir de segunda-feira (10/11). O dia D da campanha no municipio será realizado no próximo sábado (15/11), por conta das provas do Enem, na qual a maioria dos profissionais da saúde serão submetidos neste sábado (8) e domingo (9). A Campanha de Vacinação ocorre até 28 de novembro em todos os postos de vacinação.

O público-alvo da vacinação contra poliomielite é o de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. A vacina tem eficácia de 90% a 95% com três doses. Já a vacina contra sarampo pode ser aplicada em crianças entre 1 e 5 anos, inclusive naquelas que já receberam a dose, mas não tiveram resposta satisfatória à vacina.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. A criança com a doença pode morrer ou adquirir sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível. O sintoma atinge principalmente os membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave. Ela é considerada altamente contagiosa. Dentre os sintomas estão tosse, manchas vermelhas, febre, conjuntivite e coriza.


Postos de Vacinação em Cocal:

*Bairro Ulisses = ESF Bairro Ulisses
*Bairro Santa Luzia = U.E. Samuel Tupinambá
*Bairro São Francisco = U.E. Chico Monção
*Bairro São Pedro = ESF São Pedro
*Bairro N.S.de Fatima (mutirão) = ESF Mutirão
*Bairro Santa Teresinha = Escola Municipal Santa Teresinha