Um dos sinais mais importantes de um caráter maduro é a integridade pessoal. Stephen Carter, professor da Universidade de Yale (Yale Law School) e autor do livro Integrity, explica que a integridade requer três passos concretos:

a) Discernir o que está bem do que está mal (saber o que é bom e o que é ruim);

b) Atuar de acordo com essas convicções, mesmo que isso implique em sacrifícios no aspecto pessoal;

c) Expressar abertamente diante dos outros que está agindo conforme seu próprio discernimento do bem e do mal;

Em outras palavras a Integridade é, fazer o que se tem que fazer, quando se tem que fazer, como se tem que fazer, sem se importar com as consequências.

Diante disso tenho duas histórias interessantes para lhe contar. A primeira está relacionada com um dos advogados de Al Capone.

Um dos advogados de Al Capone se chamava Easy Eddie (Eduardo Tranquilo). Easy Eddie tinha fama de ser um dos melhores e mais astutos advogados dos Estados Unidos. Tal era sua capacidade de conduzir casos difíceis, que o Governo Federal norte-americano tinha investido quantidades enormes de dinheiro para prender Al Capone, sem muito sucesso.

Al Capone, por sua vez, premiava seu inteligente advogado com um salário respeitável, luxos, poder político e até uma casa que ocupava todo um quarteirão na cidade de Chicago.

Easy Eddie era casado e um dia ele e sua esposa tiveram um filho. Eddie amava profundamente seu filho. Como todo pai, tentava ensiná-lo a diferença entre o bem e o mal, e proporcionava-lhe uma boa educação, dinheiro e férias regulares, a melhor roupa da moda, automóveis e etc. No entanto, havia uma coisa que Easy não podia dar ao seu herdeiro: um bom nome. Os amigos do seu filho logo lhe diriam a verdade: que seu pai era quem estava permitindo um bandido como Al Capone continuasse roubando, matando e corrompendo a sociedade.

Easy Eddie pensou por um tempo com bastante seriedade. E um dia decidiu que esse não era o exemplo que queria deixar a seus filhos e netos. Eddie fez contato com as autoridades e entregou-se à polícia para fazer o que era correto, apesar das consequências. Foi graças ao seu testemunho no Tribunal que, finalmente, o governo norte-americano colocou Al Capone atrás das grades.

O advogado Easy Eddie foi crivado de balas numa escura rua de Chicago não muito tempo depois.

A segunda história é sobre um desconhecido piloto da Força Aérea norte-americana.

Durante uma das batalhas no Pacífico, o esquadrão ao qual este piloto pertencia saiu de seu porta-aviões para atacar posições japonesas, deixando a frota praticamente indefesa no meio do Oceano Pacífico. Ao sair, o jovem aviador percebeu que, por algum erro, seu avião não tinha combustível suficiente para ir, atacar e voltar.

O piloto então pediu e recebeu permissão para voltar à sua base. Ao retornar, no entanto, encontrou-se com uma importante formação de aviões "Zeros" japoneses que , certamente destruiriam a frota norte-americana que se encontravam sem pilotos nem aviões para sua defesa.

Este jovem piloto americano, absolutamente só no ar, lançou-se em ataque à formação japonesa. Atacou-a com tanta bravura e eficiência que os aviões japoneses começaram a cair no mar. Combateu-os com todas as armas que tinha a bordo e, quando acabaram as munições, começou valentemente a lançar seu próprio avião contra os aviões inimigos para romper-lhes alguma parte essencial e assim não pudessem mais voar.

Tal foi a tenacidade deste jovem piloto, que conseguiu que toda a formação de aviões do Japão decidisse abortar o ataque e retornasse às suas bases. Nesse dia, todos os barcos dessa frota no Pacífico foram salvos pela ação de um valente.

No entanto, embora tenha contado o acontecido, ninguém soube a verdadeira intensidade do incidente aéreo até que fossem revelados os filmes, que o avião deste jovem piloto fez, da batalha (nessa época, era comum que os aviões levassem câmeras para filmar o desenvolvimento dos combates).

Quando os filmes foram revelados, o comando naval norte-americano percebeu o perigo em que a frota tinha estado e a bravura e coragem demonstradas pelo piloto em questão. Sem hesitar, seus superiores recomendaram que lhe fosse concedida uma das mais importantes medalhas de honra das Forças Armadas norte-americanas.

Naquele momento, esse jovem transformou-se em um dos heróis mais conhecidos da Segunda Guerra Mundial. Seu nome é Butch O'Hare; hoje o aeroporto da cidade de Chicago, um dos maiores do mundo leva seu nome para honrar sua memória.

Por que contei essas duas histórias? O que elas tem em comum? 

O que elas tem em comum é que Butch O'Hare era o filho de Easy Eddie.

Não há nenhum legado mais precioso que possamos deixar aos nossos herdeiros que o exemplo de um caráter sólido, apesar das consequências.

Presbítero Walter Brune, Natural de Viçosa-MG, casado com Flávia Borges, pai de Isaac e Sarah. Fez seu curso de teologia na Igreja Batista Ebenézer, em Brasília-DF, no período de 2008 a 2012. Atualmente é membro da Igreja do Monte. É conferencista e mitranniste de cursos para Casais, Homens e Finanças.