O Conselho Tutelar em parceria com a Guarda Municipal, Policia Civil e Policia Militar, estão dando continuidade e intensificando diariamente a campanha que fiscaliza os estabelecimentos comerciais do município de Cocal, com o intuito de coibir o consumo e a venda de bebidas alcoólicas e cigarros para menores de 18 anos, bem como a presença de adolescentes em bares, locais de jogos e derivados. Para garantir o cumprimento da lei, o Ministério Público e o Poder Judiciário estão acompanhando de perto os trabalhos desenvolvidos pelas equipes.


Durante a campanha, as autoridades também orientam os proprietários dos estabelecimentos comerciais e as pessoas que ali estão presentes sobre a importância de todos contribuírem para a melhoria na segurança pública, que é dever do estado e também é responsabilidade de todos.


Até o momento, seis estabelecimentos comerciais foram notificados e os respectivos responsáveis foram conduzidos a delegacia para prestarem esclarecimentos devido ao descumprimento da lei, que exige a exposição do material educativo (cartaz) afixado nas dependências do recinto e em local visível. Eles serão punidos pelo crime de desobediência e responderão um T.C.O. (Termo Circunstanciado de Ocorrência) na justiça. 


As autoridades ainda informam, que o menor que for pego consumindo bebida alcoólica, fumando ou consumindo alguma droga ilícita, os pais ou responsáveis é que serão penalizados, devendo estes responder na Justiça pela infração de seus filhos. Caso o flagrante ocorra em um estabelecimento comercial, o proprietário será preso em flagrante delito e o local será interditado.