Com o objetivo de combater desvio e furtos de energia elétrica na cidade de Cocal, bem como intensificar as manutenções preventivas nas redes de distribuição e realizar a substituições de equipamentos, a Eletrobras Distribuição Piauí iniciou na ultima segunda-feira (06/04), a operação batizada informalmente na "radio calçada" como "Operação Caça Pixano".


A operação conta com sete viaturas, divididas em sete equipes formadas por técnicos e eletricistas da empresa, que realizam reparos e a troca dos antigos contadores por um sistema moderno composto por medidores eletrônicos e ramal antifurto.

Na ação, já foram realizadas centenas de inspeções, em consumidores residenciais, comerciais, industriais e poder público, sendo que, em varias unidades consumidoras vistoriadas foram detectados indícios de fraudes (gatos). 


Um técnico da Eletrobras informou que nos casos de flagrantes de irregularidades (gatos), o consumidor é notificado sobre a abertura de um processo administrativo sobre a fraude. Em seguida será aberta uma instauração de processo criminal e posteriormente enviado à justiça. De acordo com a legislação, a pessoa pega em flagrante, será processada pela Eletrobras e passará a responder pelo crime de furto de energia, cuja pena é a reclusão de um a quatro anos de prisão e multa, sob pena de devolver aos cofres da empresa, o valor em dinheiro da energia consumida ilegalmente. 

Ainda de acordo com o técnico, essa ação faz parte de um plano estratégico adotado pela Empresa para reverter o quadro de perdas sofridas em virtude do furto de energia elétrica praticado por muitos consumidores, na grande maioria, da classe média/alta.

A "Operação Caça Pixano" está prevista para se encerrar nessa sexta-feira (10/04).