Aconteceu na sexta-feira, 22, o lançamento do projeto "Violência na escola, nem de brincadeira!" para os alunos do Campus Cocal do Instituto Federal do Piauí. O projeto tem como objetivo promover, através do enfoque sistêmico, uma conscientização nos estudantes, famílias, e servidores do Campus sobre a prevenção de ações de violência.


A primeira de quatro etapas foi realizada com a socialização do projeto junto à comunidade estudantil, feita pela chefe do Departamento de Administração e Planejamento Daiana Rodrigues de Albuquerque. Também foi realizada palestra com o agente de Polícia Civil Water Brune e com a psicóloga Kézia Stéfane de Oliveira Lopes sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. A intenção foi estimular a reflexão sobre o que é considerado exploração sexual e sobre a importância da denúncia.


O projeto é idealizado e executado pela Comissão de Assistência Estudantil do Campus Cocal, com ações previstas para acontecerem até o mês outubro. Para a equipe organizadora, o projeto é uma forma de envolver os alunos com a temática e alertá-los quanto as formas de prevenção a todos os tipos de violência que podem acontecer no ambiente escolar e a resolução de conflitos de forma pacífica, estimulando assim a cultura da paz.