A Quinta Conferência Municipal de Assistência Social de Cocal foi realizada durante toda essa terça-feira (07/07), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, localizada no centro da cidade. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, e neste ano teve como tema: "Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026".


O objetivo da assembleia foi avaliar os avanços e desafios a serem enfrentados para a implementação da Política de Assistência Social no Município, na perspectiva do planejamento para os próximos 10 anos, bem como eleger os conselheiros da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para o exercício do mandato - biênio 2015/2017 e os delegados para participar da Conferência Estadual de Assistência Social.


A Conferência é um espaço de caráter deliberativo, onde são debatidas e avaliadas as Políticas de Assistência Social. Foram propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e a entidades de assistência social.


Durante a abertura do evento, a coordenadora de habitação do município, Salete Pereira, afirma ser importante poder contar com a participação da comunidade nesta conferência. "Construir planejamentos e executá-los, no âmbito das políticas públicas, é algo muito desafiador para as gestões. Por isso, é importante que a sociedade civil organizada esteja junto no momento destas implantações, sobretudo no controle social", afirma.


A secretária de Assistência Social, Deuzenir Portela, reforçou os objetivos da iniciativa. "Esta Conferência tem o intuito de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). Este é o momento de entendermos os rumos que esta área deve tomar no município", ressalta.


Para o Prefeito Rubens Vieira, é muito relevante dar voz à comunidade. "A participação da população se torna fundamental neste processo todo. Nada melhor que ouvir do próprio usuário como está sendo desempenhado o trabalho e o que deve ser melhorado", afirma.


Também estiveram presentes na cerimonia, o presidente da Câmara de Vereadores- Evandro Mano, Vereador Edilson do Segundo Campo, Presidente do STTR/Cocal- Nonatinho da Biridibinha, Secretários e Assessores Municipais e membros da sociedade civil.


Fonte: ASCOM | PMC