A Prefeitura de Cocal através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde realizou durante toda a essa sexta-feira (17/07), a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema Saúde Pública de Qualidade: "Para Cuidar Bem das Pessoas". A cerimonia foi realizada no auditório da SEMED.


A Conferência é um espaço democrático de construção da política de Saúde, na qual os representantes dos mais diversos segmentos da sociedade mobilizam e estabelecem diálogos com a população na perspectiva de formulação e planejamento acerca dos rumos da saúde em cada esfera, como também visa à construção de políticas públicas que deverão compor o plano municipal de saúde.


O evento contou com duas palestras: "Redes de Atenção do Município de Cocal" e "Controle Social Acolhimento", na qual as palestrantes e conferencistas Cassandra Costa [Enfermeira] e Márcia Silva [Assistente Social], na oportunidade, esclareceram as dúvidas dos profissionais presentes e os ajudaram a traçar metas e objetivos a serem alcançados.


Durante o encontro, os representantes de instituições ligadas à saúde do município discutiram as diretrizes do novo Plano Municipal de Saúde, que entrará em vigor em 2017, e do Plano Plurianual (PPA) do executivo municipal. Vários temas ligados à saúde foram debatidos. Após as discussões feitas por cada grupo houve a apresentação das propostas indicadas e a escolha dos delegados e suplentes. No final da conferência, os participantes receberam certificados.


O Prefeito Rubens Vieira também participou do evento e para ele o objetivo principal da Conferência é, a partir da união da sociedade, analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito municipal e apresentar as recomendações aos Gestores do SUS (Sistema Único de Saúde). "Como a Saúde envolve todas as esferas do poder, federal, estadual e municipal, temos que apresentar nossas necessidades e defendê-las para atender as demandas de nossa população", ressalta.




 Fonte: ASCOM | PMC