Na tarde do último sábado (22/08), um pouso irregular mobilizou uma equipe da Polícia Militar do Piauí. A aterrissagem foi feita na fazenda Chapada, localizada em Buriti dos Lopes, região norte do Estado do Piauí. Na ocasião, foram detidos um casal de franceses, o piloto da aeronave e um motorista que esperava os passageiros no local.


Os policiais averiguaram no interior do avião e não encontraram nada irregular. As quatro pessoas foram encaminhadas pela PM à Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba, onde posteriormente três deles foram liberados, já que estavam com a documentação regular. Os franceses disseram à PF que teriam alugado a aeronave para passeio. O piloto ficou detido até prestar esclarecimentos.


A Polícia Federal informou que a documentação da aeronave estava irregular e isto explica o fato de ter ido pousar em pista particular. A PF também afirmou estar alerta porque é período de pagamento nos bancos da região.

A pista de pouso na fazenda de Zé Filho


A pista teria 1.200 metros, começou a ser construída no final de 2013 e foi asfaltada pela mesma empresa que construiu parte do Anel viário de Parnaíba. A pista privada do governador teria custado R$ 5 milhões e é equipada até com área de manobras como em todo aeroporto moderno. Outra informação é de que a área não seria homologada pela Agência Nacional de Aviação.



Por Tacyane Machado | Extra Parnaíba