O professor cocalense- João Passos lançou na noite do último sábado (26/09), uma importante obra intitulada "João Cartomante, O Milagreiro". A obra é baseada em fatos reais ocorridos na década de 50, que narra todo o episódio do trágico assassinato de um caixeiro viajante, que após ser apontado como cúmplice de um roubo de joias, é preso, torturado e morto por policiais.


A cerimônia foi realizada no auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e contou com a presença de parentes e muitos amigos do escritor. A mesa de honra foi composta pela também cocalense, representando a Gerencia Regional de Educação, a historiadora mestranda professora Dalvinha Fontenele, pelo prefeito- Rubens Vieira, pelo escritor, historiador e presidente da AVABA- Dr. Corcino Medeiros, pela vereadora prof. Marilene Almeida, pelos secretário(a)s municipais de educação- Raimundinha Albuquerque, de saúde- Drª Eliane Carvalho, de esportes- José Eudes e de obra- Chico do Nego, do professor e um dos responsáveis pela revisão do livro- João Batista, do presidente da Federação das Academias de Letras do Estado do Piauí, o também escritor e jornalista José Luiz de Carvalho, do editor do portal Correio do Norte, escritor e membro da Academia de Letras de Sete Cidades e da Academia Parnaibana de Letras, Antônio de Pádua Marques Silva e representando a família do escritor, o Sr. João Viana.

Na Foto: Caubi Teixeira Pessoa
Na ocasião, o membro fundador da Academia Tianguaense de Literatura e Artes de Tianguá-Ceará,-Caubi Teixeira Pessoa, também esteve presente e saudou o escritor e sua obra.


Em seu discurso, João Passos revelou que sua mais nova obra levou três anos para ser concluída, ressaltando a importância do livro não como uma forma de ganhar dinheiro, e sim, de repassar adiante um legado de conhecimento sobre a história de Cocal as gerações atuais e vindouras. 


"Os temas abordados nessa obra de cunho historiógrafo e romanesco envolvem as cidade de Cocal, Parnaíba e Piracuruca. Catalogadas através da historia da região, envolvendo a memoria, historia oral e movimentos sociais, unificadas como um romance trágico para entender o amplo processo de criação do mito em torno de João Cartomante "O Milagreiro", ressalta o escritor.

"João Cartomante, O Milagreiro" é a sexta obra do professor, escritor e poeta- João Passos
Na Foto: professora Dalvinha Fontenele
Na Foto: escritor e jornalista José Luiz de Carvalho
João Passos e o Pároco da Cidade de Cocal- Padre Roberto Francelino
Na Foto: Prefeito Rubens Vieira
João Passos e o presidente da AVABA- Dr. Corcino Medeiros