A Assembléia Legislativa do Estado do Piauí aprovou, por unanimidade, na ultima quarta-feira (02/09), o requerimento de autoria do Deputado Mardem Menezes em que solicita ao Supremo Tribunal Federal informações sobre a tramitação da ação penal em que o Réu é o Governador Wellington Dias, por conta do rompimento da Barragem de Algodões I ocorrida em 17 de maio de 2009, no município de Cocal/PI que vitimou mais de mil famílias, num total de 6 mil pessoas, com nove mortes e, ainda, resultou em danos materiais de grande monta à estas famílias moradoras dos municípios de Cocal e Buriti dos Lopes. 


O recurso solicita também que a Vara Federal de Parnaíba/PI informe sobre a tramitação da ação civil pública por improbidade administrativa onde também é Réu o Governador Wellington Dias. Ambas as ações diz respeito a responsabilização na fatídica tragédia da Barragem de Algodões I. Se confirmado a responsabilidade do Governador Wellington Dias ele estará nos termos do que disciplina a Lei Federal nº 8429/92 inelegível à qualquer cargo público e ainda terá que ressarcir todo o prejuízo experimentado pelo Estado do Piaui num valor estimado em quase um bilhão de reais. 

O Deputado Mardem Menezes justificou a propositura, por conta da inoperância do Estado que, há 7 anos, não indeniza as famílias vitimadas, na maioria, constituída de pessoas idosas e crianças, por isso é necessário a Assembléia agir em prol destas famílias, mesmo porque, até agora não houve punição aos diretamente envolvidos; e a sociedade piauiense clama por uma resposta da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí.


Fonte: Assessoria de Comunicação da AVABA