A aluna do 3º ano do Ensino Médio, Franciele Cardoso, 18 anos, da Unidade Escolar Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, a 268 km de Teresina, foi a ganhadora do concurso de redação Jovem Senador 2015. O concurso de redação com modalidade de dissertação argumentativa tinha o tema Participação Política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais. Agora que Franciele foi declarada ganhadora do concurso, ela e sua professora Ruth Meiry irão à Brasília no dia 16 de novembro passar uma semana conhecendo e convivendo com a rotina do Senado.


Em postagem do facebook desta quarta-feira (21) em que a aluna declara que terá o encontro com os senadores, ela diz: “Jovem Senador, um sonho que graças a Deus conquistei. Sou muito grata a todos que me apoiaram,torceram e me ajudaram. E como diz professora Ruth, 'que venha Brasília' rsrs, representarei meu querido Piauí com muito orgulho”.

Junto a postagem, ela inclui a imagem da redação que a fez ganhar o concurso. Veja: 


 Aurilene Vieira, diretora da escola, explicou que ela foi a ganhadora do concurso a nível estadual, e que junto com ela, mas 26 alunos, cada um de um Estado que também venceram o concurso, vão passar uma semana participando de atividades no Senado Federal, encontrar com os Senadores, desempenhar o papel dos legisladores e ao final terão que apresentar um projeto de Lei.

Foto: Divulgação/ Facebook
“Eles vão passar uma semana desempenhando o papel de senadores mesmo, conhecendo a realidade e o dia a dia do Senado. O concurso dá ao jovem vencedor, a possibilidade de adentrar e conhecer o que um senador faz. Para isso são recebidas na Praça dos Três Poderes e estarão lá como se fossem senadores mesmo, porque esta é a proposta", diz Aurilene.

A diretora acrescenta que a Escola Augustinho Brandão já participou quatro vezes do concurso (de 2011 a 2015) e só não ganhou no ano de 2014.

Franciele conta que a expectativa está enorme. "Imagine você ter um sonho e conquistá-lo... Espero vivenciar uma experiência fantástica; conhecer mais profundamente o Senado Federal, que só conheço pela TV, espero conhecer novas pessoas e novas culturas. E além disso, o aluno escolhido poderá fazer um projeto de lei que, se aprovado pelos jovens senadores, irá pra Comissão de Direitos Humanos e depois para votação no Senado e depois para a Câmara dos Deputados. Sendo assim esse projeto poderá se tornar lei", contou entusiasmada. 


Fonte: Cidade Verde