A Prefeitura de Cocal firmou parceria com o Ministério do Trabalho e, a partir da próxima semana, a emissão da Carteira Profissional e Previdência Social (CTPS) poderá ser feita no próprio município. Na última segunda-feira (26), o prefeito Rubens Vieira assinou termo de parceria com a Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego.


O posto funcionará no prédio da Prefeitura, a partir da próxima semana. Três profissionais participam de treinamento em Teresina sobre atendimento ao público e conhecimento do sistema.

“Tínhamos uma grande dificuldade anteriormente porque o jovem que queria iniciar a vida profissional de maneira formal era obrigado a ir até a cidade mais próxima para a retirada, o que demandava tempo e dinheiro. Com a abertura de um posto em Cocal, isso não irá mais acontecer, facilitando a vida do trabalhador”, afirma Rubens Vieira, prefeito de Cocal.

Para retirar o documento, é necessário que o cidadão compareça ao posto munido de duas fotos 3x4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco; comprovante de residência, documento de identificação original e o CPF. A carteira é o documento que registra toda a vida profissional do indivíduo que trabalha pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador os seus direitos trabalhistas.





Fonte: ASCOM | PMC