Nesta última sexta-feira (25/09) a Unidade Escolar Emília Soares Araújo realizou a culminância do Projeto Interdisciplinar “Jovens Repórteres na Comunidade”, desenvolvido por alunos e professores das turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA, turno da noite, da referida escola na cidade de Cocal-PI.


No período de 21 a 25 de setembro deste ano, a Unidade Escolar Emília Soares Araújo, juntamente com o apoio da comunidade, alunos e professores, desenvolveu o Projeto Interdisciplinar intitulado “Jovens Repórteres na Comunidade. Neste projeto foram realizadas atividades que proporcionaram aos alunos conhecimentos necessários para seu pleno desenvolvimento como cidadãos, reconhecendo os motivos que levam os discentes da EJA a desistência escolar, além de analisar e refletir acerca de temas como cidadania, saúde, educação, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural, proporcionando, assim, a interdisciplinaridade.


Ao elaborar o projeto foi considerando as características das modalidades de ensino, das quais, constata-se a presença de um público bastante misto, principalmente, na Educação de Jovens e Adultos, onde a idade, o sexo, as expectativas, os objetivos com o estudo variam bastante. Entretanto, este público apresenta uma semelhança: pouco tempo para se dedicar aos estudos fora da sala de aula. 


Sendo assim, o presente Projeto Interdisciplinar objetivou, principalmente, o reconhecimento e a reflexão acerca das dificuldades que levam os alunos desta modalidade de Ensino (EJA) ao abandono escolar e, principalmente, informações econômicas e socioculturais da comunidade na qual a escola está inserida. Para chegar nestes resultados foram utilizados como suporte de trabalho a escolha de métodos como: entrevistas, pesquisa de campo, reportagens, peças teatrais, cálculos matemáticos, entre outros. A seguir, temos um gráfico com alguns dos resultados obtidos no projeto:


Segundo os professores envolvidos, acredita-se que se faz educação além das quatro paredes da sala de aula, pois os alunos das turmas da IV e V Etapa da referida escola foram instigados a fazer reportagens no contexto social (comunidade) em que se encontram, a fim de esclarecerem dúvidas surgidas em sala de aula a respeito de temas polêmicos diretamente ligados a eles. 


Os Alunos Luís, Francisco Chagas e Aureliana, demonstraram que o projeto foi uma boa experiência para sua vida educacional, “Vimos que muitas pessoas estão afastadas das salas de aula, algumas por falta de tempo, outras por falta de algum incentivo, até mesmo, relatamos que alguns jovens não estão estudando por estarem no mundo das drogas. Concluímos que muitas pessoas, apesar dos problemas, têm força de vontade para, além de estudar, praticar atividades físicas e cuidar da saúde”, pontuou os discentes.


Através deste projeto foi possível verificar a verdadeira realidade da comunidade a qual a Unidade Escolar Emília Soares Araújo está inserida, além de poder esquematizar e traçar novos planos e metas com a finalidade de um aprendizado produtivo, evidenciando a inclusão dos alunos com dificuldades nas aulas, não só de uma única disciplina, mas de forma interdisciplinar e participativa, sendo esta satisfatória ao âmbito do desenvolvimento de atividades humanas, bem como na construção de cidadãos produtores de conhecimento.