As Unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI) e hospitais de rede pública estadual de saúde funcionarão com energia solar. Na semana passada, a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) já tinha anunciado que funcionará com energia solar a partir de 2016.


O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou que deverá ser lançado, com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), um programa de implantação de energia solar em hospitais, universidades federais e escolas técnicas. Ele disse que a implantação deverá ser de forma eficiente e moderna e cujos frutos serão exportar o modelo e gerar capacitação de profissionais no setor.

Serão beneficiados os campi do IFPI de Teresina, o Central, da Zona Sul, em Angical do Piauí, Campo Maior, Cocal, Corrente, Dirceu Arcoverde, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença do Piauí.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, afirmou que com o lançamento do programa pelo Ministério das Minas e Energia a Secretaria Estadual de Saúde irá apresentar projetos para que os hospitais passem a funcionar com energia solar.


Confira a matéria completa no Portal Meio Norte- CLIQUE AQUI