Aconteceu nos dias 08 e 09 de dezembro no Campus Cocal o I Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte do Piauí. O evento reuniu estudantes, professores, agricultores, pesquisadores, profissionais que atuam na área agrícola, representantes de ONGs e do poder público local, com o objetivo de promover o diálogo de saberes agroecológicos entre os diversos atores envolvidos na atividade agrícola na região norte piauiense.


A abertura foi iniciada com apresentação do coral do Campus Cocal formado por estudantes e pessoas da comunidade, regido pelo professor Wellington Manoel. A mesa de abertura contou com a presença da diretora do campus, Maria dos Remédios, presidente do STTR de Cocal, Nonatinho, representante da Embrapa Meio Norte, técnico Pedro Neves, representante da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professora Aurinete Daine, Secretário de Agricultura do município de Cocal, Alexandre Brito, além dos docentes do Campus Cocal, Flávio Crespo, coordenador de Extensão e Elenice Alvarenga, coordenadora de Pesquisa e Inovação.


Durante o evento foram realizadas oficinas sobre defensivos naturais no controle de doenças de plantas, adubação verde, importância das variedades crioulas, planejamento da propriedade rural, produção de mudas, produção de bonsai, tecnologias sociais para o uso sustentável da água e extrativismo e sustentabilidade territorial. Nas mesas redondas foram discutidos temas como a importância das sementes crioulas para a agricultura familiar, manejo ecológico de insetos e doenças e Manejo ecológico do solo.


Para o professor Flávio Crespo, o evento foi o marco inicial da parceria entre IFPI, STTR, FETAG e Prefeitura Municipal de Cocal, que constituem importantes atores da atividade agrícola local, além de ter possibilitado diálogo de saberes sobre temas relacionados à agricultura de base ecológica e atividades rurais sustentáveis que visam promover o desenvolvimento endógeno do meio rural da região.


"Foi uma experiência nova para mim, ver que a agricultura familiar é valorizada em outras regiões aumenta a autoestima dos agricultores locais. Foi também uma oportunidade de aproximar agricultores e professores da área agrícola e assim juntar os conhecimentos para desenvolver a agricultura do nosso município", relatou o agricultor Wladimir Albuquerque, do município de Cocal – PI.


O evento foi realizado pelo IFPI campus Cocal em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cocal (STTR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG-PI), Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica do IFPI (CVT), Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEA Cajuí), Comissão Ilha Ativa (CIA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Prefeitura Municipal de Cocal.


Por: Diretoria de Comunicação Social