Cerca de 70 atletas cocalenses com idade de 13 a 19 anos, participaram de uma peneira realizada pelo Santa Cruz Futebol Clube, da cidade de Recife (PE). As atividades aconteceram na manhã deste sábado (24/01), no estádio Arena Mutirão em Cocal.


A pré-seleção dos candidatos é coordenada por Wellington Barros e Francisco Xavier Barros, presidente e diretor, respectivamente, da entidade esportiva WBS, que em parceria com a prefeitura de Cocal, por meio da secretaria municipal de esportes, está desenvolvendo um trabalho sério, visualizando a possibilidade de algum jovem cocalense se destacar como um jogador profissional. 


A peneira tem como objetivo recrutar novos atletas e integrá-los à equipe do Santa Cruz Futebol Clube. Para isso é necessário que alguns critérios sejam obedecidos e levados em conta, inclusive como fator decisivo na hora do resultado, como por exemplo, o desempenho no jogo coletivo, em que serão analisados o passe, chute, domínio de bola, cabeceio, cruzamento e velocidade. O comportamento do jogador em campo, assim como a relação com os adversários, companheiros e arbitragem também foram avaliados. Os garotos aprovados ainda deverão passar por um processo de preparação física e psicológica que pode durar alguns meses, dependendo da necessidade do atleta e do Clube.


O prefeito Rubens Vieira esteve acompanhando de perto as atividades. "A nossa parceria tem como objetivo formar atletas instruídos por profissionais capacitados, em ambiente seguro e ideal. Para isso, o primeiro passo foi dado e a oportunidade está aí para vocês. Agora é só esperar para que sejam selecionados, e depois, quem sabe um dia vocês também sejam jogadores de um grande time e se destaquem mundo afora como o Neymar ou outro jogador brasileiro", destaca.


Barros afirmou que a seleção de um jogador é minuciosa. "A escolha de cada atleta depende muito do talento de cada um. Vai ser difícil fazer uma escolha diante de tantos meninos, mas é o que estamos procurando, jogadores acima da média. Os atletas aqui escolhidos irão compor um time em formação. Estamos tratando de sonhos, mas temos que ser profissionais e seguir determinados padrões de escolha", disse o diretor da WBS.


Já o presidente da WBS acrescentou que os jogadores selecionados participarão de outra etapa que contará com a participação do ex-atleta profissional, Mauro Galvão. Ele explica que a empresa WBS, atua no mercado futebolístico há vários anos procurando talentos em todo o Brasil e já deu oportunidade a vários jovens de se destacarem em grandes clubes. Do Piauí, Wellington citou dois jogadores, os jovens Erisvaldo Júnior e Lucas, que é sobrinho do apresentador de TV, Amadeu Campos (Cidade Verde), e que hoje atuam nas categorias de base do Vasco da Gama.


"A comissão técnica gostou bastante da peneira. Apesar de uma manhã com a temperatura bastante elevada, os garotos se saíram bem e foram avaliados em todos os critérios. Cocal tem muitos atletas disciplinados e responsáveis. É questão de oportunidade e é isso que estamos fazendo", finaliza o secretário municipal de esportes, José Eudes.