As redes sociais devem revolucionar as eleições deste ano. Além do crescimento constante do número de usuários, estas ferramentas são opções econômicas para atual formatação do financiamento das campanhas, que em 2016, terão redução drástica. Enquanto em outros estados os pré-candidatos investem pesado para que a população tenha acesso aos seus conteúdos, no Piauí a maioria dos políticos não acordou nesse aspecto, ainda contam com as velhas práticas para ganharem as eleições e estão cada vez mais na mira da justiça.


Pode ser que ainda leve muito para que as redes sociais, em especial o Facebook, sejam fator determinante, como acontece em outros países, mas não há como negar que na atualidade, a maioria dos jovens, tem as redes sociais como principal formadora de opinião.


Enquanto o Facebook foi decisivo para as eleições britânicas do ano passado, muitos candidatos do Piauí ainda não perceberam a importância da rede social, principalmente por acreditar que a maior parte da população não tem acesso à internet. Os números começam a mudar, e apesar de ter um dos menores percentuais do país, quase 70% dos piauienses possuem aparelho celular, número que não para de crescer, e mais da metade tem acesso à internet.

45 MAIORES CIDADES

Segundo levantamento da CND Redes Sociais, nas 45 maiores do Piauí, em 24 delas não há nenhum candidato que possua Fanpage, que é a página que permite maior interação com os internautas no Facebook. As cidades são: União, Miguel Alves, Piracuruca, Batalha, Corrente, Luzilândia, Canto do Buriti, Paulistana, Jaicós, Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Pio IX, Regeneração, Água Branca, Inhuma, Elesbão Veloso, Simões, Joaquim Pires, Alto Longá, São Pedro do Piauí, Demerval Lobão, Simplício Mendes, Porto e Pimenteiras.



Dos quase 170 pré-candidatos nessas 45 cidades, apenas 32 possuem Fanpage, o que possui mais, Marllos Sampaio que deve concorrer Em Esperantina, tem pouco mais de 15 mil. O segundo lugar, Mão Santa, de Parnaíba, com quase 8 mil. Os números são insignificantes tendo em vista que Esperantina tem mais de 30 mil eleitores e Parnaíba mais de 95 mil, e os curtidores destas páginas são em maioria, de nível estadual.



 Fonte: 180 Graus