O mês de março já começa com uma boa notícia para o bolso dos brasileiros. A partir de hoje (1º), a bandeira tarifária presente na conta de luz passa de vermelha para amarela. Isso significa que a taxa extra cobrada na conta vai cair de R$ 3 pra R$ 1,50, a cada 100 kw/hora consumidos.


Esta é a primeira vez, desde a implantação do sistema, em janeiro do ano passado, que a bandeira tarifária não é a vermelha. O motivo, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é a melhoria nas condições de geração de energia. Com o aumento dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, o Governo decidiu desligar sete usinas termelétricas, que produzem energia a um custo mais alto.

Em abril, a bandeira deve passar de amarela para verde, ou seja, os consumidores não vão precisar pagar nenhum custo adicional na tarifa da energia elétrica consumida.

A recomendação da Aneel é que os consumidores façam o uso consciente da energia elétrica, evitando desperdícios, mesmo com as melhorias na geração.

Sistema de Bandeiras

Em vigor desde janeiro de 2015, o sistema de bandeiras tem como objetivo sinalizar ao consumidor qual o custo de produção da energia elétrica no país. Além disso, permite a cobrança automática de recursos para cobrir o aumento desses custos, por meio de um adicional na tarifa.

O sistema possui três patamares: Verde, quando não há custo adicional na produção; Amarelo, quando há aumento no custo para gerar energia; e Vermelho, quando o custo da produção está muito alto.


Por: Natanael Souza - Jornal O DIA