A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lança o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe Influenza A, do subtipo H1N1, neste sábado (30). A vacinação acontecerá durante todo o dia, das 8h às 17h.

 As vacinas serão disponibilizadas para grupos prioritários, como gestantes, crianças de zero a cinco anos, idosos, profissionais da saúde, mulheres no período do puerpério e pessoas com doenças crônicas.


"Estamos priorizando estes grupos por que os riscos e as complicações a que estão sujeitos é maior em relação ao restante da população. Até o momento, Cocal não registrou nenhum caso de H1N1. As recomendações são de que a população lave bem as mãos e não tenha contato com pessoas que apresentem sintomas", diz Eliane Carvalho, secretária de Saúde de Cocal.

Os sintomas são semelhantes ao da gripe comum: febre alta e tosse. No entanto, em alguns casos, o paciente também pode apresentar dor de cabeça intensa, dor no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreia e vômito. Ao sentir o aparecimento destes sintomas, é recomendado que o paciente procure atendimento médico imediatamente.

Os postos de vacinação são: Escola de Ensino Médio Pinheiro Machado; Unidade Básica de Saúde Mutirão; Escola Municipal Santa Teresinha; Unidade Escolar Chico Monção; Unidade Básica de Saúde São Pedro e Unidade Escolar João Possidônio do Rosário.


Fonte: Ascom | PMC