Na noite desta sexta-feira (08), por volta das 18 horas, detentos da Penitenciária Mista de Parnaíba iniciaram um motim. Cerca de 450 presos são mantidos no local que tem capacidade apenas para 169.

Os presos reclamam da superlotação, falta de estrutura e também de uma recente falta de água na penitenciária. Todos os agentes penitenciários tiveram que sair de dentro da unidade.


Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, os presos colocaram fogo em colchões e no teto. “O motim começou umas 18hs, os presos depredaram o que ainda tinha sobrado da última rebelião e colocaram fogo em colchões e madeiras do teto”, disse.

Kleiton acrescentou que até o momento a polícia ainda não conseguiu entrar no local. “Não tem como acessar a área onde os detentos estão, pois eles colocaram fogo na parte de acesso aos pavilhões. Não sabemos o que está acontecendo lá dentro, se têm feridos, mas o bom é que todos os agentes conseguiram sair de dentro da unidade”, explicou.


A Força Tática de Parnaíba, os agentes penitenciários, o Comando de Operações Prisionais (COP) do BOPE e também a Tropa de Choque estão no local, e tentam conter os presos.

O comandante de policiamento de Parnaíba informou ao GP1, que o procedimento agora é conter os presos e isolar o local. “Nós estamos na contenção, esse é o procedimento que estamos realizando nesse momento, contendo os presos e isolando a área. Vamos conter os presos dentro do presidio e só retomaremos o controle pela manhã”, explicou.

Ainda de acordo com o major Lucena, não se tem informações de feridos dentro da unidade prisional. 


Fonte: GP1