Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Cocal promoveu, nesta terça-feira (17), uma caminhada de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O Dia Nacional de combate à problemática ocorre hoje, 18 de maio. A concentração se deu na Unidade Escolar Chico Monção.


Alunos da rede municipal, representantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, setores da sociedade civil e Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, além do prefeito Rubens Vieira e autoridades municipais, participaram da caminhada, que percorreu as principais vias da cidade, encerrando-se na Nova Praça de Eventos.


"O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é um tema delicado, mas que não pode mais ficar legado ao silêncio. Toda a rede de proteção aos direitos da criança e adolescente em Cocal está à disposição para qualquer orientação e prevenção, para que não haja esse tipo tão cruel de abuso", diz Deuzenir Portela, secretária de Assistência Social.


Anselmo Jansen, membro do conselho tutelar de Cocal, alerta para os perigos: "Como é um problema que ainda é tabu, nós temos a impressão de que não existe. Existe, infelizmente. E pode estar dentro da própria família. É necessário estar atento a qualquer tipo de mudança de comportamento da criança e não hesitar em procurar ajuda, caso algo seja detectado", avisa.