De janeiro até 18 de maio, o Piauí notificou 2.968 casos de dengue, o que representa uma redução de 47,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Os registros foram realizados por 140 municípios piauienses. Dois casos de dengue grave foram notificados, sendo um confirmado.


Oito municípios estão com registros de alta incidência, 33 registraram média e 99 notificaram baixa incidência. As cidades com maior número de casos prováveis notificados de dengue nas últimas quatro semanas epidemiológica foram Teresina (181), Cocal (94), Picos (53) e Parnaíba (45).

A Secretaria de Estado da Saúde reforça as orientações sobre as medidas como: verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas que auxiliam no controle da doença.

O Aedes aegypti também é o mosquito transmissor de doenças como a chikungunya, que já registrou 317 casos suspeitos no Piauí e, o zika vírus, 158 casos.

Fonte: Sesapi