Com o objetivo de verificar as condições do consultório odontológico existente na Penitenciária Mista do município de Parnaíba, uma equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) visitou a unidade prisional. Foram atestadas inadequações durante a visita acompanhada pelo diretor da unidade, Fernando Caldas Machado. As observações foram entregues em um relatório da fiscalização que orientou para que as medidas necessárias fossem dadas em 30 dias, prazo já ultrapassado.


Os fiscais do CRO/PI identificaram que o consultório foi instalado de forma improvisada, sem observação das normas técnicas pertinentes à Odontologia, preconizadas pelos conselhos regionais e pelo Conselho Federal. As irregularidades expõem riscos à integridade física de pacientes e profissionais.

De acordo com o relatório do Conselho, foram constatadas “ausência de bancadas, de torneiras adequadas, dispensadores de sabão liquido e papel toalha, refrigeração ambiente ineficiente, paredes não tratadas com massa corrida, paredes pintadas com tinta não lavável, ausência de autoclave, ausência de cesto pare dejetos com tampa e pedal, ausência de janela que permita arejar o ambiente, áreas de infiltração e mofo nas paredes, ausência de pias distintas para lavagem de mãos e instrumentais, falta de auxiliar de saúde bucal para auxiliar o dentista”.


O coordenador dos trabalhos de cirurgiões-dentistas da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus/PI), Maurílio Marques, explicou que aguardam uma reestruturação na unidade prisional. “A equipe que recebeu o relatório apontado pelo CRO/PI já deu início aos trabalhos de adequação. Já estão em reformas e se adaptando para corrigir irregularidades”, declarou.

A Sejus divulgou que o secretário Daniel Oliveira realizou vistoria técnica no dia 28 de abril, e afirmou que existe um plano em curso que envolve reforma e construção de novo presídio na região.

Fonte: CRO-PI