Uma operação integrada entre Policia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público Estadual, foi deflagrada no município de Cocal na tarde desta sexta-feira (20/05), e resultou em três prisões e na apreensão de 12 motocicletas, duas delas com registro de roubo/furto e chassi adulterado.


A ação policial denominada "Operação Integrada Cocais", teve como objetivo fiscalizar o trânsito e combater o roubo, furto, adulteração e outras fraudes e ilícitos relacionadas a veículos. Os trabalhos foram iniciados no perímetro urbano se estendendo a zona rural da cidade, precisamente no povoado Campestre e adjacências. 


Agentes lotados na Delegacia de Policia Civil de Cocal, coordenados pela Delegada Daniella Dinali, junto ao Promotor de Justiça Francisco Túlio, dividiram geograficamente as áreas com maior concentração de veículos roubados/furtados após levantamentos e denúncias anônimas.


Durante a operação, o motociclista Francisco de Assis Cardoso Mota foi abordado no bairro Baixa do Mutirão e acabou recebendo voz de prisão por conduzir veiculo automotor sem habilitação e em estado de embriaguez alcoólica. A Delegada arbitrou uma fiança de R$ 1.760,00 (mil setecentos e sessenta reais), o equivalente a dois salários mínimos, para que o mesmo possa responder ao processo em liberdade mediante o pagamento. O valor foi pago e o homem solto logo em seguida.  


Na região do povoado Campestre, os policiais confiscaram duas motocicletas modelo Honda Bros, com registro de roubo/furto e chassi adulterado, em posse, respectivamente, dos lavradores Francisco Antonio Nonato de Araújo e Paulo Gomes de Carvalho. Ambos foram presos e autuados no crime de falsificação veicular e encontram-se recolhidos no distrito policial a disposição da justiça.


Ainda no povoado Campestre, um senhor de 50 anos, identificado como Geraldo Gomes de Oliveira, foi flagrado conduzindo uma moto sem habilitação e sob efeito de bebida alcoólica. Após ser submetido ao teste do bafômetro e assinar o auto de infração, o homem aproveitou um momento de descuido dos policiais que vistoriavam sua moto e acabou fugindo adentrando um matagal as margens da estrada. Em decorrência desse fato, será instaurado um procedimento por portaria e Geraldo será intimado a comparecer a delegacia nos próximos dias.


As outras oito motocicletas apreendidas e rebocadas ao pátio da delegacia de Cocal, se deu por conta de seus respectivos condutores além de não serem habilitados, ainda as guiavam sem o uso do capacete. Em desfavor dos oito motociclistas foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Os veículos só serão restituídos aos seus proprietários com ordem judicial.