O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, deu posse, nesta sexta-feira (10), aos membros da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Cocal e aos seus respectivos suplentes. Ao todo, 12 pessoas foram empossadas, sendo seis membros e seis suplentes.


Segundo Rubens Vieira, a ação visa ao fortalecimento de estratégias para o combate à problemática. "A criação desta Comissão é um grande passo que nós damos para o avanço do debate e combate ao trabalho infantil. Temos a consciência de que temos vários costumes enraizados na nossa sociedade que precisam ser desconstruídos, pois o direito da criança e do adolescente deve vir sempre em primeiro lugar", pontua o gestor.

De acordo com o Decreto Municipal nº 016/2016, a Comissão tem representantes de órgãos ligados à administração municipal, que deverão trabalhar em prol do desenvolvimento de atividades e estratégias para erradicação deste tipo de trabalho. Um dos trabalhos é o de identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho, bem como a mobilização da sociedade para o rechaço desta prática.


Foram escolhidos representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Cocal.


Confira a lista dos membros e suplentes da Comissão:
Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS)
Maria Luzinete Pinto dos Santos
Suplente: Evaldo da Luz Neres

Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
Ivanilda Sousa da Silva
Suplente: Auressandra da Silva Carvalho

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Antônia Sérgia de Pinho Silva
Suplente: Regiane Silva Viana

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
Luís Antônio Sousa
Suplente: Maria do Socorro Cunha Silva

Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Cocal
Anselmo Luís Medeiros Jansen
Suplente: Clenilton Domingos Alves


 Fonte: Ascom