O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, disse hoje, em Teresina, que o fenômeno climático La Niña, que consiste no resfriamento das águas do Oceano Pacífico, pode trazer mais seca para o Nordeste.


Andreu conversou com meteorologistas e estes confirmaram que o fenômeno El Niño está terminando e será substituído pelo La Niña no segundo semestre, mas não se sabe se haverá chuvas no Nordeste. “A atual seca da região, a pior já registrada, está sendo provocado pelo El Niño (aquecimento das águas do Pacífico), que consistem em excesso de chuvas no Sul e muita seca no Nordeste. O fenômeno está terminando e será substituído pelo La Niña, que é caracterizado pela seca na Sul. Mas não se se sabe se haverá chuva no semiárido do Nordeste”, explica o presidente.

Vicente Andreu Guillo esteve com o governador Wellington Dias (PT) para discutir ações para aumentar a oferta de água no semiárido piauiense. “Temos oferecido, junto à Defesa Civil e ao Ministério da Integração Nacional, alternativas de captação para aquelas cidades que já apresentam problemas no sistema de abastecimento”, afirma.

Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA