Na manhã desta sexta-feira (01/07), o ginásio poliesportivo Gov. Mão Santa, localizado no centro da cidade de Cocal, foi palco da maior cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) já registrada no Estado do Piauí. Ao todo 1097 (um mil e noventa e sete) alunos da rede municipal de ensino receberam o diploma de conclusão do curso. A realização do Programa é uma parceria da Prefeitura de Cocal, através da SEMED, com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI).


Os formandos são estudantes do 1º, 4º e 5º ano da Unidade Escolar Francisco Raimundo Fontenele; Unidade Escolar Samuel Tupinambá; Unidade Escolar João Possidônio do Rosário; Escola Municipal Santa Teresinha; Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lourdinha Simeão e Unidade Escolar Domingos Alves Gomes. O projeto vem sendo desenvolvido em Cocal desde o ano passado.


Ao todo, foram dois meses de aula dentro do turno escolar. Os alunos são orientados por policiais militares que foram preparados para falar sobre a valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas.


Durante a formatura, os alunos recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas. "Durante as aulas, eles também são orientados sobre levar para a casa aprendizados que tiveram sobre os perigos das drogas lícitas, como cigarro e álcool, por exemplo. E nós já tivemos casos em que os pais deixaram de fumar por conta de ensinamentos trazidos pelos alunos", garantiu a coordenadora estadual do programa, Major Elizete Lima.


"Nos orgulhamos de estarmos preparando as nossas crianças para se protegerem das drogas. Elas também aprendem disciplina, valorização da vida e da própria saúde. É uma parceria imprescindível e a junção de forças para que tenhamos uma geração mais saudável e livre das drogas", disse Rubens Vieira, prefeito de Cocal.


Além da presença do prefeito Rubens Vieira e da coordenadora estadual do Proerd, Elizete Lima, o evento também contou com a participação de Rita Macêdo, esposa do Deputado Federal e Secretário Estadual de Segurança, Fábio Abreu; do Comandante do 2º BPM Major Osmar; Coronel Adriano Lucena; dos policiais militares e professores do programa; além de lideranças políticas, militares, professores e pais de alunos.