A eleição de 2016 está se aproximando, e muitos partidos já estão se organizando para escolha dos seus candidatos para o posto de prefeito, vice-prefeito e seus vereadores. Em Cocal não é diferente e o grupo dos pré-candidatos ao executivo municipal, o atual prefeito da cidade, Rubens Vieira (PSDB) e o ex-vereador, Gilson da Serraria (PMDB), já definiram as datas das convenções que homologarão os seus nomes e de demais candidatos a um cargo eletivo, além da deliberação sobre suas respectivas coligações. Os dois polarizam a disputa de opinião pública no município.


O grupo liderado por Rubens Vieira decidiu que sua convenção será realizada no dia 31 de julho (domingo), a partir das 17 horas, no Ginásio Poliesportivo Governador Mão Santa, no centro da cidade. Na ocasião, será homologado o nome do prefeito, Rubens Vieira (PSDB) como candidato à reeleição.


O atual prefeito de Cocal lidera uma aliança composta de seis partidos (PSDB, PSD, PT, PRB, PTC e PMN) e de um deles sairá o candidato à vice. O nome mais cotado é o do sindicalista Nonatinho da Biridibinha (PT).

O principal partido de oposição em Cocal, o PMDB realiza sua convenção no dia 04 de agosto (quinta-feira). Previsto para começar às 17 horas, o evento também será realizado no Ginásio Poliesportivo Governador Mão Santa. Na oportunidade será homologado o nome do empresário Gilson da Serraria (PMDB) como candidato a prefeito.


Nesse dia também será homologado o nome do candidato a vice-prefeito(a) na chapa encabeçada por Gilson da Serraria. O grupo oposicionista é composto por quatro partidos; PMDB, Solidariedade, PDT e PSL.


A expectativa entre as lideranças que compõem os dois grupos políticos que polarizam a corrida sucessória em Cocal, é de que as convenções devem reunir expressivo número de pessoas. Por isso o local escolhido é o mais apropriado, pois, além de amplo, tem uma boa estrutura de palco, arquibancadas e banheiros.