Cerca de 80 integrantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), dentre eles 50 alunos do Ensino Médio Integrado em Administração do campus de Cocal, visitaram, nessa terça-feira (22), a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Os alunos foram recebidos pela equipe de Gestão da Secretaria, que representou a secretária Deuzenir Portela. 


“O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da SMAS e os serviços, programas, projetos e benefícios ofertados às famílias, bem como entender como o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) contribui para o enfrentamento das desigualdades sociais no município”, relata Márcia Aguiar, assessora técnica da SMAS. 


“É importante que os nossos alunos tenham uma experiência prática de verificação dos conteúdos trabalhados no Instituto. Eles estudam como funcionam as instituições, gestão de pessoas, políticas públicas, etc. Montamos as atividades e discutimos em sala de aula e viemos para conhecer a rotina da Secretaria no campo do serviço administrativo e psicológico”, explicou o professor do IFPI Josemir Medeiros, acompanhado de Kézia Stefani, psicóloga do IFPI.


Os alunos aprenderam mais sobre o funcionamento da Política da Assistência Social, sobre o Programa Bolsa Família no âmbito municipal, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e sobre o funcionamento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que também esteve presente na atividade com a sua equipe.