Estão abertas a partir de hoje (3) as inscrições para o Exame Classificatório para cursos técnicos do IFPI (Instituto Federal do Piauí). Estão sendo ofertadas 3.498 vagas. Em cada curso, por turno, 50% das vagas são destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Da mesma forma, 5% das vagas serão destinadas aos candidatos com deficiência. As oportunidades são para os seguintes campi:


- Angical
- Campo Maior
- Cocal
- Corrente
- Dirceu
- Floriano
- José de Freitas
- Oeiras
- Parnaíba
- Paulistana
- Pedro II
- Picos
- Pio IX
- Piripiri
- São João do Piauí
- São Raimundo Nonato
- Teresina Central
- Teresina Zona Sul
- Uruçuí
- Valença

Inscrições

As inscrições vão até o dia 11 de dezembro e só podem ser feitas pelo site do IFPI (clique aqui). O procedimento de inscrição é simples: basta preencher o formulário pela internet e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU). A taxa é de R$ 30 e deve ser pagas nas agências do Banco do Brasil. Os cursos são ofertados em três formas de ensino: integrada, para quem já concluiu ou esteja concluindo, em 2016, o ensino fundamental; concomitante, aos candidatos que estarão cursando, em 2017, a partir do 1º ano do ensino médio em outro estabelecimento de ensino; e subsequente para quem já concluiu ou está concluindo, em 2016, o ensino médio.

Cursos

As oportunidades são para os cursos técnicos em:

- Administração
- Informática
- Alimentos
- Agricultura
- Meio Ambiente
- Agropecuária
- Edificações 
- Eletromecânica
- Agroecologia
- Fruticultura
- Eletrotécnica
- Mineração
- Vestuário
- Cozinha
- Serviço de Restaurante e Bar
- Guia de Turismo
- Contabilidade
- Mecânica
- Eletrônica
- Refrigeração
- Segurança do Trabalho
- Análises Clínicas
- Instrumento Musical (violão, teclado, trompete, trombone, saxofone e clarineta)
- Saneamento
- Estradas
- Panificação 
- Agroindústria


Provas

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 8 de janeiro de 2017, das 8h às 12h (horário local). A prova terá 60 questões de múltipla escolha das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O gabarito será divulgado no mesmo dia, à tarde, e o resultado final será divulgado no dia 25 de janeiro.

Fonte: Cidade Verde