As secretarias de Estado da Justiça e da Educação promoveram, neste sábado (03/12), a revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade 2016 (Enem PPL) na Penitenciária Mista de Parnaíba. A proposta funciona como uma medida socioeducativa e é mais uma oportunidade dos internos retomarem à sociedade, por meio do ensino superior.


As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro, dentro da penitenciária. No primeiro dia, os candidatos farão avaliações de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia, com duração de 4 horas e 30 minutos. Na próxima etapa, serão questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira – inglês ou espanhol –, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, Redação e Matemática, com duração de 5 horas e 30 minutos.

O Enem PPL será no mesmo modelo aplicado em todo o país. No Piauí, 478 detentos foram inscritos, neste ano, 100% a mais que no ano passado, quando 223 se inscreveram.


Para o secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, o ensino tem um papel importante na vida dos reeducandos, que buscam reconstruir seus caminhos por meio da educação. “O estudo é um grande incentivador na mudança de postura dos detentos, possibilitando a remissão da pena. Com isso, eles ganham uma nova expectativa e o incentivo de trilhar outros objetivos”, afirma o gestor.


Revisão na Casa de Custódia de Teresina

Na Casa de Custódia de Teresina, a revisão para o Enem 2016 será no próximo sábado (10), às 8h. Atualmente, existem cerca de 920 detentos no Piauí matriculados nos programas educacionais – Educação de Jovens e Adultos (EJA), Brasil Alfabetizado e Canal Educação.

Fonte: Ascom Sejus