O Instituto Federal do Piauí (IFPI) divulgou na última quinta-feira (02/02), edital do Programa de Acolhimento ao Estudante Ingressante (Praei). O programa tem como objetivo acolher o aluno ingressante no Ensino Médio Integrado nas suas especificidades e principalmente nas suas dificuldades de aprendizagem, como forma de promover o seu êxito e sua permanência.


O PRAEI será desenvolvido em três etapas: a primeira etapa refere-se ao processo de sensibilização da comunidade escolar;a segunda etapa ocorrerá por meio de aulas presenciais de Matemática, Português, Física e Química; a terceira etapa ocorrerá por meio de acompanhamento, supervisão e orientação aos alunos ingressantes durante o decorrer do ano letivo.

As inscrições no processo seletivo devem ser feitas na Diretoria de Ensino do Campus para o qual o candidato irá pleitear a vaga. Só poderá se inscrever o aluno do IFPI que se enquadrar em um dos seguintes pré-requisitos: estar cursando o 3º ou 4º ano do Ensino Médio Integrado no período letivo de 2017; estar cursando a partir do 2º módulo do Ensino Técnico Concomitante/Subsequente na modalidade presencial ou a distância; estar cursando uma Graduação no IFPI; estar cursando um curso técnico no IFPI e uma graduação em Matemática, Letras Português, Física ou Química em outra Instituição de Ensino; e estar cursando um curso técnico no IFPI e ser graduado em Matemática, Letras Português, Física ou Química. Não poderá se inscrever neste processo seletivo o candidato que apresentar reprovação no componente curricular ao qual estiver concorrendo a uma vaga.


O processo seletivo ocorrerá em duas etapas, uma eliminatória (prova escrita) e outra classificatória (análise do coeficiente de rendimento escolar). A bolsa de monitoria será paga mensalmente no valor de R$ 350,00, em um período de dez meses, ininterruptamente.

CLIQUE AQUI e confira o edital.