A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se reuniu com o Conselho Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (6), para apresentar os índices de pactuação entre o município de Cocal e o Governo do Estado. Durante a reunião, o Conselho foi informado sobre os índices do Sistema de Monitoramento do Pacto Nacional 2017 (SISPACTO) para que possa apreciar a posição do município de Cocal junto ao Governo do Estado e, assim, dar um parecer.


"Apresentamos ao Conselho Municipal de Saúde os índices de pactuação que estão sendo feitos para o ano de 2017, que é o SISPACTO. A gestão de saúde só é possível por meio da pactuação de indicadores e metas, a exemplo da redução da mortalidade infantil e dos casos de dengue, da cobertura vacinal desejada, da realização de exames. Assim podemos avaliar os desafios que poderemos enfrentar, a partir da análise da situação de saúde de Cocal, e planejar as nossas ações, avaliar resultados, redefinir estratégias de gestão. A saúde municipal de Cocal está pactuada com a Secretaria Estadual de Saúde e hoje nós debatemos esses dados com o Conselho", explica Jefse Vinute, secretário de Saúde de Cocal.


O secretário também afirma que a parceria com o Conselho Municipal de Saúde é importante para a população e deve ser estimulada. "Essa reunião é muito importante para o nosso contato, enquanto gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Cocal, com o conselho, que é formado por pessoas que representam a sociedade e usufruem dos serviços de saúde. Então esse diálogo, essa parceria que nós temos com o conselho, deverá ser aprimorada a cada dia", destaca Vinute.


Renovação do Conselho

Jefse Vinute ainda informa que durante a reunião foi deliberado sobre a renovação dos membros do Conselho Municipal de Saúde de Cocal. "O conselho deve ser renovado e nós vamos convocar as entidades, assim como a lei municipal determina, e a legislação nacional que rege a renovação dos conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde", ressalta.