No início desta semana, a Secretaria de Saúde do Ceará emitiu um alerta para notificação imediata de peste bubônica orientando para o risco de registros de casos da doença em 42 cidades do estado, incluindo algumas que fazem divisa com o Piauí. 

Pulgas de ratos podem transmitir a doença (Crédito: Reprodução)

De acordo com a nota técnica da Secretaria, há focos da doença em municípios localizados na Serra da Ibiapaba e na Chapada do Araripe, que fazem divisa com cidades piauienses nas regiões norte e sudeste do estado. Cidades como Cocal, Cocal dos Alves, São Miguel do Tapuio, Pio IX e Simões estariam na área de ocorrência da doença.

Ainda de acordo com a nota, "a persistência desses focos deve ser considerada uma ameaça real e permanente de acometimento humano nessas regiões, que pode estender-se para outros lugares, inclusive centros urbanos, tornando-se imperativo que os técnicos de saúde estejam preparados para lidar com o problema”.


A doença

A peste bubônica é uma doença pulmonar, infectocontagiosa, provocada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida ao homem pela pulga através do rato-preto. Humanos adquirem a doença quando são mordidos por uma pulga infectada ou entram em contato com material infectado. 

A pandemia mais conhecida da doença ocorreu no fim da Idade Média, ficando conhecida como Peste Negra, quando dizimou um quarto da população europeia em 1347, epidemia esta que ocorreu do século XIV até o século XVII.

Fonte: Com informações do O Povo
Via: Portal Meio Norte