Um frigorífico de Amargosa a 240 km de Salvador começou na última quarta-feira (26/07) o abate de jumentos para exportação. A expectativa é de que 300 toneladas de carne sejam produzidas e exportadas para a China por mês.


O abate do animal foi iniciado de forma experimental em um frigorífico na Chapada Diamantina, com o retorno positivo dos testes, foi destinado um frigorífico especifico para este tipo de abate.

Além da carne, a intenção é que outras partes do animal sejam aproveitadas para a produção de subprodutos. O couro do animal será exportado para indústrias de cosméticos e farmacêuticos.

Apesar do consumo não ser comum na região nordeste, carne do jumento é rica em proteínas e menos gordurosa do que as carnes que são normalmente consumidas, como a de boi. O leite é mais próximo do leite materno. A produção de laticínios também é um dos alvos da criação do animal, o queijo do leite de jumenta é considerado uma iguaria, diz pesquisa.


Segundo o governador Rui Costa, “Os 420 empregos gerados são resultado concreto da viagem que fizemos à China em março de 2016. Retornaremos ao país asiático ainda este ano com o objetivo de confirmar investimentos de grande porte, que vão gerar ainda mais empregos e desenvolvimento para o nosso estado”.

O objetivo do projeto vai desde a compra de jumentos de pequenos produtores rurais para procriação até o melhoramento genético a partir de animais que vêm da China.

Via: Portal Sistema Brasileiro de Noticias