Profissionais da rede municipal de Saúde de Cocal participaram, nos dias 26 e 27 de setembro, da 5ª Oficina de Planificação da Atenção da Saúde. Realizada pela Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a oficina aconteceu na Escola Estadual Deputado Ribeiro Magalhães (Colégio Agrícola).


Durante o evento, foram discutidas e avaliadas as estratégias de planejamento para execução do programa em Cocal. Com isso, a proposta é melhorar os serviços oferecidos em toda a rede de atenção básica municipal.


“Nós sabemos que quando temos uma atenção básica eficiente, ela previne, em até 80%, as chances de as pessoas desenvolverem doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes. Então, a planificação é um novo olhar sobre a atenção básica, uma nova metodologia de trabalho, onde os macro e micro processos são trabalhados e que, desde o acolhimento até o serviço final de saúde, todos os processos são revistos e modificados”, afirma o secretário municipal de Saúde de Cocal, Jefse Vinutte.


O processo de implantação da planificação está sendo executado gradualmente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cocal. No bairro Mutirão, o modelo do programa já está totalmente implantado e gerando resultados positivos no atendimento.

“A unidade do bairro Mutirão é o modelo a ser seguido para implantação nas demais UBS, onde o serviço de saúde tem funcionado de forma mais resolutiva para a comunidade. Com certeza, esse é um processo que vai melhorar e fortalecer a atenção primária como a principal porta para o trabalho de prevenção e qualidade de vida da população”, frisa o prefeito de Cocal, Rubens Vieira.