Nessa quinta-feira (19), no Dia do Piauí, foi realizada assembleia na Câmara Municipal de Cocal na qual foi criada a primeira Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário de Cocal (Codac), a Frutamel, que tem como finalidade incentivar os agricultores à produção, industrialização e comercialização dos produtos agropecuários do município.


Durante o encontro, houve a eleição dos membros para compor a comissão da diretoria da Cooperativa, para mandato de quatro anos, tendo como primeiro presidente eleito, Adriano Sousa Silva, que deu início ao encontro e aproveitou para destacar o envolvimento coletivo para criação da Frutamel.

“Esse passo é de fundamental importância para nossa cidade. Cocal dispõe de grande potencial produtivo, mas, infelizmente, há diversas propriedades que não estão sendo aproveitadas com a finalidade de geração de renda. Parabenizo essa Cooperativa, que irá comercializar produtos como mel, farinha de mandioca, goma, criação de galinhas, entre outros. Sinto-me mais feliz ainda por contar com técnicos agrícolas formados pelo IFPI e que almejam fazer parte do quadro de sócios da Frutamel”, destaca Adriano.

De acordo com o vice-prefeito de Cocal, Nonatinho da Birindibinha, que também faz parte da Comissão eleita, o município se destaca com mais de 33 toneladas de mel orgânico extraído de plantas silvestres sem nenhum tipo de alimentação para as abelhas. “A Frutamel é uma cooperativa mista que engloba tanto a parte agrícola quanto a agropecuária, mas o foco principal será a apicultura”, explica. 

Na execução dos trabalhos, participaram cerca de 40 pessoas, entre elas, o tesoureiro municipal, Guilherme dos Santos Brito, que fez a leitura do Estatuto Social da Cooperativa, abordando os pontos principais com todos os membros que estiveram no local.

Para Edimar de Souza, de 65 anos, que é da região da localidade Caldeirão, “a cooperativa é algo novo e que todos os participantes da área de apicultura do município estão muito esperançosos, torcendo para que essa empreitada seja positiva, pois trará muitos benefícios para os produtores cocalenses, que deixarão de enviar os seus produtos para serem comercializados sem a ação dos atravessadores”.

Foi eleita por aclamação de votos a seguinte diretoria: Adriano Sousa Silva (presidente); Esdras Nogueira Barros (vice-presidente); Leandro Ferreira de Sousa (secretário); Guilherme dos Santos Brito (tesoureiro). Os Titulares do Conselho Fiscal: Josilene Ferreira de Sousa; Valdeí Alves Carvalho; Antonio Wilson Fontenele dos Santos. Os suplentes do Conselho Fiscal: Tiago Barroso Albuquerque; Tatiane Machado de Albuquerque; e Helena Pereira de Carvalho Silva. Por último, os membros do Conselho de Ética, que são: Platini Machado de Albuquerque; João Clécio de Araújo; Valdinar Sousa da Silva; e como suplente do Conselho de Ética, Elionardo Bezerra de Souza.