Quem passa diariamente pelo Ginásio Poliesportivo da Unidade Escolar João Possidônio do Rosário, no bairro Ulisses, em Cocal, já deve estar acostumado a ver um grupo de mulheres praticando atividades físicas. É o projeto “Xô, Sedentarismo”, desenvolvido pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).


A iniciativa comemorou, nessa terça-feira (24), três meses de criação, com uma programação especial junto às mulheres. Participante do grupo desde o início, Francisca Machado de Araújo, conhecida como Dona Chiquinha, tem 65 anos e muita disposição.


“Depois que eu comecei a participar do projeto me sinto mais leve, mais disposta e aquelas dores que eu sentia no corpo desapareceram. Eu me sinto com mais agilidade quando caminho e faço as atividades”, conta.


Antônia Sérgia de Pinho Silva, assistente social do NASF e idealizadora do "Xô, Sedentarismo", fala sobre o propósito e avanços do projeto. “O grupo começou justamente com esse objetivo de expulsar o sedentarismo. Eu notava que essas mulheres praticavam caminhada, mas de forma aleatória e sem orientação. Então pensei em algo que pudesse englobar um número maior de pessoas e estamos aqui, crescendo a cada dia”, destaca a assistente social.

O projeto "Xô, Sedentarismo" reúne, atualmente, cerca de 100 pessoas, promovendo atividades físicas e levando orientações sobre vida saudável com o apoio de uma equipe multiprofissional.