Na manhã do último sábado (28/10) teve inicio o curso de qualificação profissional em segurança pessoal e coletiva, e no inicio da noite foi realizada a confraternização de encerramento do curso de técnicas de garçom em Cocal dos Alves, cidade da região Norte do Estado. Os cursos foram ofertados pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de assistência social. A capacitação visa uma oportunidade a estes profissionais, ao mesmo tempo em que proporciona um atendimento de qualidade a população no tocante a grandes eventos a serem realizados no município.

Curso de qualificação profissional em segurança pessoal e coletiva

Treze homens e duas mulheres estão participando do curso de qualificação profissional em segurança pessoal e coletiva. A capacitação tem duração de 40 horas, entre aulas teóricas e práticas, ministradas pelos instrutores da Polícia Militar do Piauí, Sargento Carlos Alberto (mestre em artes marciais), Subtenente Conrado, Soldada Ryana Pontes e Tenente Alexandra. 


O curso está sendo realizado na Escola Rosemira Siqueira Cardoso e tem como finalidade aprimorar o conhecimento dos alunos na área de defesa pessoal, abordagem e imobilização tática, condução de pessoas, uso correto da tonfa, relações humanas no trabalho e com o público, legislação aplicada, criminalística, prevenção a incêndios e primeiros socorros, dentre outros instruções.  

CURSO DE TÉCNICAS DE GARÇOM


O curso teve duração de uma semana, com 40 horas/aula, na sede da Câmara Municipal dos Vereadores de Cocal dos Alves e foi ministrado pelo palestrante Rafael Melo, que é garçom profissional.


Rafael Melo repassou a quinze alunos as partes teóricas e técnica de etiqueta, além de detalhes como uso do guardanapo de pano, recolhimento de louças, bem como outros requisitos comportamentais; conhecimento sobre cardápio; atenção aos pedidos; higiene pessoal e uniforme; relacionamento no trabalho; equipamentos e utensílios; preparação, arrumação e polimento de utensílios; arrumação básica e completa de mesas; acomodação de clientes; pontualidade; assiduidade, dentre outros.


O garçom tem de atuar de forma satisfatória desde a recepção até a saída do cliente de dentro do estabelecimento. “Saber servir um refrigerante, um vinho, abrir uma garrafa. Como servir uma criança, um idoso. Deve ser discreto e ter uma boa postura”, pontua o instrutor Rafael Melo, reiterando que já manifesta interesse em treinar uma nova turma em breve.