A cerimônia de laureamento ocorreu na tarde da última segunda-feira (30/10), no Cine Teatro da UFPI, onde foram premiados estudantes egressos de diversos cursos do campus Ministro Petrônio Portella, dentre eles, o mestrando do curso de química, o cocalense Mikael Kelvin de Albuquerque Mendes. Os estudantes se destacaram por apresentar melhor desempenho nas atividades acadêmicas, não terem reprovado durante a graduação e participado de inciativas de pesquisa e extensão.


Participaram da mesa de honra, representando o Reitor, o Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos, Pró-Reitor de Ensino de Graduação; junto a Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão; e o Prof. Dr. João Xavier da Cruz, Pró-Reitor de Pesquisa.

 Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos, Pró-Reitor de Ensino de Graduação
Durante a cerimônia, o Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos, saudou as famílias dos laureados e disse que “esse é um momento muito importante para a Universidade, pois os melhores alunos estão sendo reconhecidos com este título”. Complementando que “a Universidade sente-se lisonjeada em ter estudantes com essa envergadura, com esse desempenho”, finalizou. 

Representante dos Laureados, estudante Amanda Alves Dias.
Em uma fala emocionada, a representante dos laureados, a estudante egressa Amanda Alves Dias, do Curso de Geografia, disse que a graduação é uma conquista coletiva, onde participar do seleto grupo não teria sido por acaso. Ela agradeceu a Deus, seus pais e amigos e, especialmente, aos professores da Instituição. “Seus ensinamentos transcenderam as salas de aula e nos proporcionaram crescimento não só acadêmico, mas profissional e pessoal”, concluiu.


Láurea Universitária

A Láurea Universitária da UFPI é concedida ao aluno da turma concluinte de cada curso de graduação em um determinado período letivo que apresentar melhor desempenho nas atividades acadêmicas. São requisitos para a concessão da Láurea Universitária:

I - Ter o aluno ingressado na UFPI mediante vestibular ou Sisu;

II - Não ter incorrido em reprovação, qualquer que seja o motivo, em qualquer componente curricular, ao longo de todo o curso;

III - Ter se distinguido como aluno exemplar nas áreas de pesquisa e/ou extensão, mediante indicação do colegiado do curso;

IV - Não ter sofrido penalidade componente curricular de qualquer título, em todo o seu curso de graduação;

V - Ter o aluno o IRA igual ou superior a 8,5 (oito vírgula cinco);

VI - Ter aprovação por média em todos os componentes curriculares.

Fonte: Portal UFPI