A Prefeitura de Cocal dos Alves do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã do último sábado (25/11), o 'Encontrão do Programa Bolsa Família' com famílias beneficiadas no município. O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva do centro da cidade e contou com a presença do Coordenador Estadual do Programa Bolsa Família, Roberto Oliveira. 

Além de Roberto Oliveira, também estiveram presentes a gestora municipal do Programa Bolsa Família com sua equipe, os técnicos de referência do CRAS, o prefeito Osmar Vieira, a primeira dama e Secretária de Assistência Social, Jesus Frota, secretários municipais, vereadores, dentre outras lideranças politicas e comunitárias.

Durante o encontro os conferencionistas transmitiram aos beneficiários do programa Bolsa Família importantes informações e orientações referentes ao beneficio, no tocante a cumprirem com as condições exigidas e estarem atualizando o cadastro de dois em dois anos. Ressaltando ainda a importância das famílias realizarem o acompanhamento da saúde e da educação das crianças e adolescentes.


O evento iniciou-se com a apresentação da Dra. Hosana de Brito, psicóloga que faz parte da coordenação da Secretaria de Assistência Social que após formada a mesa de honra com as autoridades presentes, a fala iniciou-se com a fala da Secretária de Assistência Social, Jesus Frota, que agradeceu a presença das famílias beneficiárias e reforçou sobre o desenvolvimento dos trabalhos da Secretaria de Assistência Social que estão sendo realizado e sobre os desafios para os próximos anos. 


Em seguida o Prefeito Osmar Vieira fez ressaltou a importância da população cocalalvense ficar informada sobre os Programas Federais e principalmente sobre o Programa Bolsa Família e suas condicionalidades, salientou sobre o compromisso que fez no início de sua gestão de trabalhar com a participação social e com transparência.


A Secretária de Educação Aurilene Brito salientou sobre a importância do Programa Bolsa Família andar lado a lado com as escolas, pois os registros de frequências é realizado pontualmente para que as famílias não sejam prejudicados e solicitou que os pais não deixassem de levar seus filhos à escola, principalmente aquelas crianças de 6 anos que os pais acham que não tem necessidade de ter uma frequência assídua.   


Concluindo as falas locais, Francisco Edioneudo que é um dos coordenadores da Assistência Social de Cocal dos Alves, enfatizou a importância da transparência na gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo o mesmo, o evento proporciona o acesso a informação sobre os programas sociais e suas possibilidades de beneficiamento, além de empoderar as famílias no exercício da participação social.


Para Roberto, Coordenador Estadual do Programa Bolsa Família, este evento favoreceu o esclarecimento quanto a concessão do benefício, onde expôs a importância da declaração fidedigna da renda familiar mensal, da composição familiar e salientou ainda mais que todo o procedimento de averiguação, bloqueio e cancelamento se dá através do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, retirando toda a responsabilidade da gestão municipal do Cadastro Único, quanto a esses procedimentos. 


Mais de 600 famílias estiveram presentes no Encontrão do Programa Bolsa Família, o que foi acima da expectativa dos organizadores. No final do evento foi concedido um tempo para os usuários tirarem dúvidas referente aos demais programa federais com o coordenador estadual.