Os estudantes de 15 anos Sávio e Patrick Saul Amaral receberam nessa terça-feira (14) três medalhas de ouro durante a cerimônia de premiação da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), que ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os gêmeos fazem o 9º ano do ensino fundamental na Escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves.


Os adolescentes estavam entre os 501 alunos de escolas públicas que receberam medalha de ouro.  Com essas, eles já possuem cinco. Ainda na cerimônia, 1.500 estudantes levaram para casa medalhas de prata e 4.500 conquistaram as de bronze. Outros 42.482 tiveram menções honrosas.

Os dois são filhos do professor Antônio Cardoso Amaral que também já se destacou na olimpíada. Eles vivem em Cocal dos Alves, a cidade que tem um dos mais baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil [0,497 no indicador da Organização das Nações Unidas], mas na matemática está entre as primeiras.

Com o trabalho do professor Antônio Cardoso Amaral, que foi um dos homenageados nos dez anos da competição, há alunos entre os premiados da Olimpíada desde 2005. Sávio disse que esse é um motivo de orgulho para a cidade.


“Lá onde a gente mora é uma cidade de 6 mil habitantes. É uma cidade pequena, mas de 11 piauienses que ganharam medalha de ouro, seis são de lá. A cidade fica mais famosa e conhecida”, disse Sávio, que conquistou ouro em 2015 e 2016.

Para Patrick Saul, ver desde cedo o envolvimento do pai com a matemática foi um incentivo para ele e para o irmão. “A gente já gostava de matemática desde pequeno”

O pai e professor acompanhou a cerimônia, emocionado, na plateia. “É uma emoção muito forte vê-los como fruto de um trabalho árduo que a gente vive. É gratificante e impulsionador, que motiva cada vez mais essa luta que a gente insiste no interior, lá em Cocal dos Alves”, contou.

No fim, entre abraços e fotos com os filhos, se mostrou orgulhoso de ver a possibilidade de eles seguirem pela mesma carreira. “Eu tenho certeza de que eles vão para a área de matemática por uma escolha pessoal”.


A influência do professor Amaral na escolha da carreira chegou longe. Sandoel Vieira tem 24 anos e também é de Cocal dos Alves. Estudante da Escola Augustinho Brandão, participou desde 2005 da Obmep. De lá para cá, colecionou medalhas de ouro, se formou em matemática pela Universidade Federal do Piauí e, atualmente, está fazendo doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

“A minha escolha pela matemática e estar aqui hoje deve-se a ele, que mostrou não só para mim, mas para todos da minha época na nossa cidade, as olimpíadas. Ele fazia treinamento e disponibilizava material e tentava nos convencer que era possível. Acabou que convenceu muita gente”, contou.

Para Sandoel, os alunos de agora, na cidade, além de incentivos dos professores, já começam a se espelhar em outros que receberam prêmios. “O pessoal começou a acreditar que era possível e ficou na cabeça das pessoas que, de alguma maneira, a educação é o meio para uma vida melhor”, acrescenta.

Fonte: Portal Az