Para cuidar da saúde das mulheres cocalalvenses, a Prefeitura de Cocal dos Alves, por meio de ações das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, finalizou o mês de outubro com o dia D da Campanha “Outubro Rosa”. O evento contou com a participação especial dos grupos 'xô sedentarismo' e 'dançando para uma vida saudável' da cidade de Cocal, que estiveram no local dando apoio ao projeto de Cocal dos Alves.  


A ação teve inicio com uma caminhada que se encerrou na Praça da Igreja Matriz, onde as participantes receberam orientação de saúde de palestrantes, dentre eles, o médico Dr. Iansey Lima, que explanou os principais cuidados para a prevenção do câncer de mama, foco principal da campanha, e também contra o câncer do colo do útero. O encontro ainda contou com sorteio de brindes, desfile e, ao final, aula de dança com a professora Margarida Melo.


A campanha do “Outubro Rosa” ocorreu durante todo o mês, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com orientações e palestras ministradas por profissionais da área que encaminharam milhares de mulheres para a realização de exames preventivos de mamografia e Papanicolaou (usado para diagnosticar alterações celulares no colo do útero). 


A campanha do Outubro Rosa é internacional, surgida em meados dos anos 90. O mês foi escolhido para ser o epicentro das atenções em relação aos cuidados com o câncer de mama, que é o que mais acomete mulheres no mundo inteiro, provocando cerca de 450 mil mortes por ano em todo o mundo.